O uso de drones termográficos em UFVs tem revolucionado a maneira como os problemas são identificados e diagnosticados nessas instalações. A termografia permite a detecção de variações de temperatura, o que pode indicar problemas de hotspots, células, cabos, inversores, sombreamento e outros.
Muitos problemas em UFVs não são visíveis a olho nu ou podem estar escondidos sob camadas de proteção. As câmeras termográficas dos drones podem penetrar nessas camadas e identificar problemas que de outra forma seriam difíceis de detectar, como falhas internas em painéis solares ou cabos enterrados.
Nós da HC Drones prezamos e seguimos pelas leis vigentes, todos os nossos drones possuem Seguro R.E.T.A (Responsabilidade do Explorador e Transportador Aeronáutico), cobrindo quaisquer danos, tanto físicos e materiais, à terceiros, em todo território brasileiro.
Realizamos serviços em UFVs em diversos momentos, porém, um dos melhores é durante o comissionamento da usina e vou explicar um dos motivos.
Em vez de exigir que uma equipe percorra todas as partes do edifício, utilizamos o drone para sobrevoar todas as fachadas e telhados para capturar imagens detalhadas, utilizando uma fração do tempo comparado aos métodos tradicionais, isso significa que as inspeções podem ser concluídas em questão de horas, em vez de dias ou semanas, dependendo do tamanho e complexidade do edifício.
Assim que a usina estiver energizada, realizamos o voo a procura de patologias. Após a inspeção completa e identificação dos painéis com problemas, a administradora da UFV poderá acionar a garantir dos painéis solares e realizar a troca, trazendo uma economia e maior eficiência energética para usina como um todo.
Em casos mais específicos, utilizamos o DJI Mavic 3 Enterprise Thermal, que tem a câmera embarcada com sensor termográfico de altíssima qualidade (640×512) da fabricante Flir, para identificação de infiltrações, rachaduras, danos estruturais e outras patologias que não são possíveis analisar a olho nú, garantindo uma cobertura completa durante a inspeção, proporcionando uma visão abrangente do estado do edifício.
Com inspeções regulares usando drones termográficos, é possível implementar um programa de manutenção proativa, agendando intervenções antes que ocorram falhas graves. Isso reduz o tempo de inatividade da UFV e os custos associados à reparação de danos.
Com inspeções regulares usando drones termográficos, é possível implementar um programa de manutenção proativa, agendando intervenções antes que ocorram falhas graves. Isso reduz o tempo de inatividade da UFV e os custos associados à reparação de danos.
As inspeções regulares com drones permitem identificar problemas de forma precoce, antes que se tornem mais graves e custosos de serem corrigidos, ajudando a evitar gastos adicionais com reparos emergenciais e reduz o risco de danos estruturais mais significativos.
Não é necessário interromper as atividades comerciais ou evacuar áreas durante a inspeção, o que ajuda a evitar perda de produtividade e custos relacionados, principalmente quando realizamos esses serviços em parques fabris.
Os drones podem capturar imagens de alta resolução e dados precisos, permitindo uma análise detalhada das condições do edifício. Isso ajuda a identificar problemas de forma mais precisa e eficaz, evitando gastos desnecessários com reparos não urgentes.
Utilizando drones equipados com câmeras termográficas de última geração, em conjunto com a nossa expertise, conseguimos realizar a análise de até 5000 painéis solares em um único dia, a procura de problemas em hotspots, string box, trackers e correlatos. Com esta análise rápida e precisa, você e sua equipe poderão realizar a troca ou acionar a garantia dos painéis prontamente, mantendo a UFV operando com 100% de sua capacidade. Clique aqui e veja como podemos transformar a inspeção de UFVs com inovação e excelência
Segurança: A utilização de drones elimina a necessidade de métodos arriscados como rapel e balancins, reduzindo riscos para trabalhadores e moradores.
Eficiência: Drones podem realizar inspeções em poucas horas, comparado a dias ou semanas dos métodos tradicionais.
Precisão: Equipados com câmeras de alta resolução e sensores termográficos, os drones detectam problemas invisíveis a olho nu.
Custo: Reduz a necessidade de equipamentos caros como andaimes e guindastes, além de minimizar interrupções nas atividades do edifício.
Autorização: A administração do condomínio precisa autorizar a inspeção.
Equipamento: É necessário apenas uma pequena área para pouso e decolagem dos drones.
Tecnologia: Utilizamos drones com câmeras RGB para detectar fissuras e corrosão, e drones com câmeras termográficas para infiltrações e rachaduras.
Câmeras RGB: Para inspeções visuais de fissuras, trincas e corrosão.
Câmeras Termográficas: Para identificar infiltrações, vazamentos e rachaduras mais profundas.
Menor Exposição: Drones permitem inspeções a partir de locais seguros, reduzindo a exposição a riscos tanto para os inspetores quanto para os moradores.
Seguro R.E.T.A: Todos os nossos drones possuem seguro de Responsabilidade do Explorador e Transportador Aeronáutico, cobrindo quaisquer danos físicos e materiais a terceiros.
Sim, drones equipados com câmeras de alta resolução e sensores especializados podem identificar uma ampla gama de problemas, desde fissuras e desgaste de materiais até infiltrações e danos estruturais.
Identificação Precoce: Detectam problemas antes que se tornem mais graves e custosos de corrigir.
Menos Equipamento: Elimina a necessidade de equipamentos de acesso caros.
Continuidade das Atividades: Inspeções sem interromper as atividades comerciais, evitando perda de produtividade.
Precisão: Imagens e dados precisos ajudam a identificar problemas de forma eficaz, evitando reparos desnecessários.
Em alguns casos conseguimos realizar uma inspeção completa (4 fachadas + telhado) de um edifício de 18 andares em apenas um dia.
O tempo varia conforme o tamanho e a complexidade do edifício, mas geralmente, as inspeções com drones são concluídas em poucas horas.
Autorização da administração do condomínio e uma pequena área para pouso e decolagem dos drones.
A operação dos drones pode ser afetada por condições climáticas adversas como chuva forte e ventos intensos. As inspeções são programadas para garantir a segurança e a qualidade dos dados coletados.
A HC Drones está no mercado desde 2019, oferecendo uma variedade de serviços para diferentes setores. Nosso foco está em realizar inspeções utilizando drones com tecnologia termográfica e RGB, além de oferecer treinamentos personalizados para equipes diretamente nas empresas.